Profissionais do programa ´Mais Médicos´ fazem visita a São Francisco do Conde
São Francisco do Conde, no Recôncavo Baiano, vai recepcionar cerca de 30 médicos, em sua maioria cubanos, mas também de outros países, tais como Venezuela, Portugal, Espanha, Angola e Suíça. Os mesmos irão ao município para conhecer o funcionamento das unidades do Programa de Saúde da Família (PSFs). Estas unidades serão o principal local de atuação dos médicos estrangeiros no Brasil, através do programa “Mais Médicos”, que foi lançado pela Presidente Dilma Rousseff, no último dia 08 de julho.
A visita ao município acontecerá nesta sexta-feira (06), em encontro no auditório da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), a partir das 08h. Na ocasião, estarão presentes a prefeita, Rilza Valentim, e a secretária municipal da Saúde, Telma Silva.
Os profissionais vão trabalhar na região Norte e Nordeste do país e para isso estão sendo preparados com cursos que acontecem no Instituto Anísio Teixeira (IAT), situado na Avenida Paralela, em Salvador. A enfermeira sanitarista e assessora especial do município, Marília Fontoura, está colaborando no apoio pedagógico dos cursos dados aos profissionais. “São Francisco está colaborando com o governo para acolher esses profissionais e no futuro poderá ganhar um médico estrangeiro. O município é um bom lugar para eles conhecerem e veem na prática como o programa funciona no Brasil”, destaca Marília Fontoura.
O “Mais Médicos” integra um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que tem o objetivo de acelerar os investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, assim como ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país.